A criatividade e a inovação são o casamento perfeito. Alimentam-se do talento e movem-se pela tecnologia. É este o cenário que marca o contexto empresarial e que permite idealizar novos projetos e novos empreendedores nacional e internacionalmente. Fernando Afonso, engenheiro português natural de Braga e CEO da empresa SERNISTechnologic Solutions inventou um kit que tem como intuito ajudar os sem- abrigo e os idosos, que vivem isolados e sozinhos, durante as vagas de frio no inverno.
O kit “Dar calor” é composto por um saco-cama aquecido através da tecnologia de fibras de carbono, que tem a particularidade de poder funcionar a baixa tensão, sendo possível trabalhar em condições adversas, como a chuva. Possui ainda um sistema de carregamento (bateria) e armazenamento inteligente, uma vez que o controlador utiliza um sistema de software que confere um elevado nível de inteligência ao dispositivo. Uma das caraterísticas distintivas deste kit é a sua praticidade, uma vez que o utilizador, durante o dia, em lojas ou nos carregadores dos carros elétricos, poderá carregar o seu kit, que lhe dará 12 horas de funcionamento, a uma temperatura interna de 30ºC, devido à sua gestão eficiente e inteligente de energia.
Este produto já se transformou num Projeto Social e mereceu mesmo uma medalha de ouro, em 2016, na 44º Feira Internacional das Invenções de Genebra. Este, que é o maior evento mundial da área, contou com mais de 695 participantes inscritos vindo de mais de 40 países. No total, foram cerca de 1000 invenções de indivíduos, empresas, entidades governamentais e universidades, tendo alcançado mais de 57 mil visitantes. Mas os prémios não ficam por aqui. O projeto “Dar Calor” foi o grande vencedor na área de Inovação Social Digital, na 2º edição do concurso “Santa Casa Challenge- Edição 2017”, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).
Este concurso de Inovação Social Digital constitui um veículo fundamental na sustentabilidade da instituição dado que a longo prazo permitirá ganhos relevantes na prossecução dos seus fins, estimulando o empreendedorismo social de base tecnológica e valorizando o potencial da inovação social, para dar resposta aos atuais problemas da sociedade. Para além disto, foca-se na ambição de aproximar os empreendedores e as startups sociais dos grandes fóruns e feiras especializadas.
O projeto “Dar Calor”, surge assim, da necessidade de resolver problemas sociais através de soluções inovadoras, permitindo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. A inovação social é um processo criativo e colaborativo, em que especialistas de diferentes áreas dedicam-se ao desenvolvimento de soluções inovadoras, explorando os efeitos das novas tecnologias e o potencial de trabalho em rede da Internet para resolver os atuais desafios societais.
http://portocanal.sapo.pt/noticia/146992/ http://www.sernis.com/projeto/dar-calor/