top of page

Tecnologia Criativa

Aida Santos

Quando a tecnologia e a criatividade se unem

A tecnologia criativa nasceu nas agências de publicidade, através da necessidade crescente de as empresas se reinventarem e se diferenciarem da sua concorrência, através de ferramentas modernas, não se redimindo apenas à junção entre tecnologia e criatividade, mas à constante procura da inovação.

Esta tecnologia é essencialmente aplicada no digital, o que levou a que fosse necessário contratar profissionais da área da engenharia. Hoje em dia, os profissionais procurados são os que já possuem conhecimentos integrados, podendo juntar os conhecimentos informáticos aos de comunicação e marketing. Tudo isto, envolve um investimento superior por parte das empresas, que, atualmente, ainda não se aperceberam desta necessidade, como forma a se destacarem, no entanto, nota-se uma aposta crescente neste tipo de trabalho, uma vez que o mercado muda e evolui e as organizações têm de acompanhar essas alterações, de forma a ganharem visibilidade junto de um público cada vez mais exigente.

Gradualmente, vão surgindo organizações que trabalham este ramo, havendo cada vez mais especialistas nestas vertentes, o que significa que o futuro vai passar por aqui. Uma dessas empresas está presente na UPTEC, no Porto e é denominada por Gema e dedica-se ao Marketing e aos New Media, trabalhando várias temáticas inovadoras como Realidade Virtual, hologramas, jogos e aplicações de base sensorial, entre outros.

No seguimento desta nova tendência, existem projetos espalhados pelo mundo, nomeadamente em Portugal, dedicados ao desenvolvimento destas técnicas e da capacidade criativa do indivíduo. Um exemplo deste tipo de projeto é o Young Creators, destinado a jovens entre os 15 e os 25 anos. Esta iniciativa foi desenvolvida pela fablab Lisboa, onde os jovens podem desenvolver o seu pensamento criativo junto de formadores e profissionais da área de fabricação digital, materiais e programação.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Oficina da Criatividade.

bottom of page