O Festival de Cannes foi criado pela SAWA, sendo que hoje pertence a Ascential plc e é realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. A sua primeira edição foi em 1953, tornando-se assim o mais importante prêmio da publicidade mundial, realiza-se normalmente no mês de Maio.
No início de década de 90 começaram a surgir novas categorias, para além do cinema sendo essa a primeira categoria do Festival. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Outro, Leão de Prata e Leão de Bronze, onde cada categoria tem um chefe de júri, que é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo dos países que tem maior participação com as suas peças no festival.
Foi em 2010 que Portugal brilhou em Cannes pelas mãos e criatividade de Diogo Mello, Rafael Pitanguy e Marco Martins, da Fisher, com a publicidade realizada para a ação da CTT Expresso, uma empresa bastante conhecida de toda a gente, mas que por vezes não é muito valorizada, por ser a empresa que pura e simplesmente entrega correio, um ato que na cabeça de todas as pessoas é simplesmente normal e simples.
O prêmio que lhes foi atribuído em Cannes foi um Leão de Ouro.
O que mais me despertou interessa nesta publicidade foi a simplicidade e o realismo com que foi feita, ou seja, espelha puro e simplesmente o trabalho diário e de compromisso com que se compromete e CTT Expresso todos os dias para com os seus clientes, mostrando sem qualquer tipo de complexos o que é o dia-a-dia nos armazéns da empresa e como são cuidadas todas as encomendas que chegam para serem distribuídas por o país inteiro. Mostram sem qualquer tipo de problemas a sua alegria, a satisfação e a eficiência naquilo que fazer como ninguém! E a ti, o que te despertou?