top of page

Advergaming e in-game advertising

Catarina Ribeiro

A evolução dos meios de comunicação digitais tem vindo a transformar a forma como estes são utilizados para a promoção de marcas ou produtos.

Atualmente somos constantemente bombardeados com informação, o que faz com que tenhamos que filtrar cada vez mais os assuntos aos quais damos atenção e os meios através dos quais nos chega essa informação, de modo a recebermos só o que nos interessa, pelo meio que mais nos convém. Com a correria do dia-a-dia temos cada vez menos tempo (e paciência) para nos sentarmos em frente à televisão a ver 15 minutos de spots publicitários, por exemplo, pois enquanto estamos a ver televisão, estamos simultaneamente a fazer tarefas domésticas, a trabalhar no computador ou a ver as notificações nas redes sociais.

Deste modo, para conseguirem atrair a nossa atenção, as marcas começaram a sentir a necessidade de se promoverem através de meios que exigissem a nossa total atenção. Aproveitando-se do facto de os jogos de vídeo serem cada vez mais populares, e de precisarmos de estar totalmente focados quando estamos a jogar, as marcas começaram a utilizá-los para promover os seus produtos/ideias.

Durante o jogo, o público-alvo encontra-se totalmente imerso no ambiente virtual, o que origina uma interatividade divertida entre o consumidor e a marca. O tempo médio a que o jogador está exposto à mensagem de uma marca ou produto num jogo de vídeo é, normalmente, muito maior do que na televisão ou imprensa, e quanto mais tempo este joga, maior é o impacto relativo ao reconhecimento dessa marca ou intenção de compra desse produto.

Existem vários tipos de publicidade que se podem incorporar num jogo, desde placares publicitários, semelhantes aos existentes no mundo real, em jogos de futebol ou corridas de carros por exemplo, até mesmo à própria marca ou produto fazer parte integrante do jogo. Este último faz com que o jogador esteja mais recetivo à mensagem que se pretende transmitir devido à interação mais ativa com a marca.

Os advergames são, deste modo, jogos criados por determinada marca em que o jogador interage com a própria marca ou alguns dos seus produtos. Isto não deve ser confundido com in-game advertising, onde são então incorporadas publicidades de produtos, de forma mais subtil, no fundo dos jogos ou em outdoors no ambiente do jogo.

A publicidade in-game, consiste, assim, numa mensagem semelhante à disponibilizada pela publicidade tradicional, espalhada ao longo de todo o jogo, mas ocupando um papel secundário no mesmo.

O jogo NHL, da EA SPORTS, com a campanha de Obama nas placas do estádio.

Neste tipo de jogos podemos ver um personagem a beber uma determinada marca de refrigerante, ou um carro de corrida a passar por um outdoor com uma determinada mensagem, entre outros. São várias as marcas que utilizam esta técnica, como a Nike ou a Adidas por exemplo, que estão relacionadas com o universo desportivo, e expõem as suas marcas e produtos em jogos de desporto.

Por seu lado, embora com custos de produção mais elevados, os advergames são jogos mais ilustrativos, onde as marcas têm um papel mais relevante, como tem, por exemplo, a MARVEL, através dos seus jogos de super-heróis, como o Ultimate Spider-Man ou o MARVEL Future Fight. Há ainda alguns jogos com um nível interativo mais elevado e com uma vertente demonstrativa, onde o jogador interage com a marca ou usa os seus produtos num ambiente virtual. Os conceitos que a marca pretende transmitir fazem parte da mecânica do jogo, como nos jogos que permitem conduzir um Ferrari ou um Honda.

Atualmente, devido aos custos de produção e divulgação, o mercado dos advergames movimenta biliões de dólares, no entanto ainda existe muito espaço para este ser explorado por pequenas ou grandes empresas.

As melhores plataformas a ser utilizadas para que os jogos se tornem um êxito são, sem dúvida, os smartphones e tablets que é onde, por norma, perdemos mais tempo a jogar, seja para “fazer tempo” enquanto esperamos pelo comboio ou para relaxar ao fim de um longo dia. As interfaces simples e objetivas atraem os utilizadores, e é preciso envolver o jogador numa boa história, ou incentivá-lo com prémios ou pontuações. Quanto melhor a publicidade estiver integrada no jogo, maior a probabilidade de fortalecer o relacionamento do jogador com a marca, e obter retorno positivo.

LEGO Marvel Super Heroes (considerado um dos melhores jogos com personagens da MARVEL de todos os tempos.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2019 por Oficina da Criatividade.

bottom of page