“Real Beauty Bottles” é a nova ação da Dove para consolidar a sua estratégia onde a mulher ideal não é a ficcionada por todos.
A Dove, marca de produtos de cuidados pessoais de origem britânica, fundada a 1952 e pertencente à Unilever, distingue-se pela sua filosofia sobre beleza. Devido à pressão que o género feminino sente em agradar à população e de ser bonita e aceite pela sociedade em todo o mundo, fez com que a Dove questionasse esta imposição criada pela sociedade e fosse pesquisar mais sobre este problema a nível mundial.
Assim, desde 2004 que esta realiza diversos estudos sobre beleza, autoestima e a confiança das mulheres, e, após a conclusão de um desses estudos, o resultado foi extremamente revelador: “apenas dois por cento de milhares de mulheres de 10 países em todo o mundo se consideram bonitas”. 68% das mulheres afirmaram que “os meios de comunicação social e a publicidade definem padrões irreais de beleza que a maioria das mulheres nunca poderá alcançar”, pois a noção de beleza é distorcida pela sociedade, focando-se apenas no poder de atração físico e não nos sentimentos. Outro estudo diz-nos que 6 em 10 raparigas preocupam-se com o seu físico e 9 em cada 10 querem mudar a sua aparência. Assim, a Dove decidiu intervir, de forma a devolver a autoestima e confiança às mulheres e, em simultâneo, alterar o estereótipo criado sobre beleza.
Ciente deste problema e com o desejo de o resolver, a Dove delineou como sua missão “assegurar que a próxima geração cresça desfrutando de uma relação positiva com o seu físico – Ajudando as raparigas a aumentar a sua autoestima e aperceberem-se do seu potencial de beleza real”, e a sua visão é a de um mundo “onde a beleza é uma fonte de confiança e não de ansiedade”.
![](https://static.wixstatic.com/media/963562_63750408883a40f59bc6f720a48f750c~mv2.jpg/v1/fill/w_879,h_983,al_c,q_85,enc_auto/963562_63750408883a40f59bc6f720a48f750c~mv2.jpg)
Desta forma nasceu a Campanha pela Beleza Real da Dove com o objetivo principal de criar uma mudança na sociedade. Esta incidia em diversos canais de forma a demonstrar que a beleza é muito mais do que a sociedade diz ser e como várias marcas espelham, como podemos ver na imagem onde é comparada uma campanha da Victoria’s Secret com a da Dove.
Já foram várias as campanhas feitas e muitas destas tornaram-se memoráveis pela sua delicadeza e pela sua maneira de falar ao coração das mulheres. Exemplo disso é o vídeo que conta com 1 635 642 visualizações:
Desta vez a Dove volta a surpreender-nos, mas com algo totalmente diferente e mais físico. Agora com um renovado packaging (com as formas do corpo das mulheres reais), pois da mesma maneira que nem todas as mulheres são iguais fisicamente, as embalagens também não têm de o ser. Assim nasce a “Really Beauty Bottles”, que é uma nova campanha da marca, composta por uma diversidade de sete produtos com novas embalagens, que pretende evidenciar a diversidade de formas que uma mulher pode ter e mostrar que não é isso que a faz menos bela.
![](https://static.wixstatic.com/media/963562_a851a8bf9735430996fa2dcf4e1970af~mv2.png/v1/fill/w_884,h_371,al_c,q_85,enc_auto/963562_a851a8bf9735430996fa2dcf4e1970af~mv2.png)
Segundo Sophie Galvani, vice-presidente da Dove Global Brand, “Celebrar a beleza real está no coração de tudo o que fazemos. Assim como todas as mulheres reais que aparecem nas nossas publicidades, agora também os nossos produtos vêm em diferentes tamanhos e formatos”.
Esta campanha tem a assinatura da Agência Ogilvy London e está limitada a 6800 exemplares, facto que não faz com que o buzz criado à volta desta ação seja limitado.
Este é um excelente exemplo de uma estratégia da comunicação onde toda a estratégia é alicerçada em estudos realizados inicialmente, que levaram à definição da missão e visão da marca e a levou a um objetivo – fazer com que as mulheres se sentissem mais confiantes e com mais autoestima. Este é um exemplo de como alcançar o seu público-alvo e o objetivo primordial de mostrar que a diversidade faz parte de um mundo atual e que não devemos julgar o produto pela embalagem, mas sim pelo seu conteúdo, de uma forma diferenciadora.