top of page
  • Leandra Queirós

Portugueses premiados


Apesar de ser difícil para os portugueses chegar ao topo da cadeia alimentar publicitária, as nossas criações por vezes também singram no mundo das premiações.

Com o Festival de Cannes quase a chegar, são vários os exemplos de criatividade portuguesa que já foram premiados com Leões.

Vamos entrar no mundo português da criatividade e espreitar os exemplos mais criativos, inesperados e icónicos que venceram em Cannes.

Laranja

O segundo vencedor português em Cannes, e o primeiro em três décadas, foi uma campanha extremamente original, que pedia aos espectadores que não passassem férias na Indonésia, usando uma laranja como explicação.

Mais vale cumprir o código

Em 1994, Portugal levava para casa um Leão para uma campanha de Prevenção Rodoviária no mínimo peculiar, que demonstra as consequências de não usar capacete.

Tou xim

Talvez o mais conhecido e icónico vencedor português chegou em 1996, pelas mãos da Young & Rubicam. Ganhou um Leão de Prata e tornou-se num dos mais famosos anúncios portugueses, conquistando também o público português, que ainda hoje em dia cita o anúncio.

Store+

Outra vencedora é a campanha criada em 2009 para a Cruz Vermelha. Esta consistiu em “vender” esperança, numa loja em Lisboa. Os compradores não podiam comprar objetos tangíveis, mas a loja, que em tudo se parecia a uma loja “normal”, tornou-se um sucesso.

Compromisso

Em 2010, Portugal recebeu Prata e Ouro para uma campanha os CTT, que procurava provar que os serviços desta empresa são de confiança. Para tal, colocaram objetos em diversos mupis distribuídos pelo país e depois transportaram-nos entre cidades.

Mugshots

O primeiro Leão de Ouro em Design chegou em 2011, pelas mãos da Fuel, que criou outdoors para a Amnistia Internacional, de modo a mostrar o impacto da organização na vida das pessoas que figuravam nas imagens.

Pequena demonstração

Em 2013, Portugal ganhou um Leão de Prata no Festival de Cannes, pela criação de um vídeo que mostra que o Windows 8 é tão simples de usar que só é necessária uma “pequena demonstração”.

SL Benfica safety demonstration

O Escritório arrecadou, em 2016, dois Leões – um de Prata em eventos e ações, outro de Ouro em eventos ao vivo – pela demonstração de segurança que aliou o Benfica e a Emirates Airline.

Ainda em 2016, a BBDO conquistou dois Bronzes ao trabalhar com a Mercedes-Benz, de uma maneira muito elaborada, para demonstrar que os Smart podem ser estacionados em qualquer lugar.

Even serious news deserve a weekend

Jogando com chefes de estado e colocando-os num ambiente mais informal e irreverente, um trabalho para promover uma revista do semanário Sol recebeu Prata, na categoria de Print, em 2016.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page