“Can’t Skip Portugal” é o nome de uma campanha lançada em maio do ano passado a pedido do Turismo de Portugal, com o objetivo de atrair turistas durante todo o ano e a todas as regiões do país.
A campanha engloba quatro vídeos, com cerca de 3 minutos, que mostram a experiência de três estrangeiros que visitaram o país, sendo que o quarto vídeo se trata de uma síntese dos restantes. Uma das curiosidades é o facto de todos os vídeos terem sido filmados em dezembro, de modo a realçar que os encantos de Portugal são para serem visitados durante todo o ano e não apenas durante o Verão.
As paisagens presentes nos vídeos retratam várias regiões de Portugal com o propósito de mostrar a beleza de lugares menos comuns nos roteiros turísticos. Para além disso, cada uma das personagens conta uma história, recorrendo a uma narrativa e com um discurso que apela às emoções do espectador.
Apenas no final de cada vídeo é que aparece a palavra Portugal, uma vez que o objetivo é estimular as emoções das pessoas, mostrando-lhes que não podem perder tempo num mundo cada vez mais caracterizado por conflitos e que por isso têm de aproveitar a vida ao máximo. Neste sentido, é impossível passar ao lado de um país como Portugal (“Can’t skip Portugal”), ou seja, visitar Portugal é algo que não pode ser evitado, bem como as paisagens e as pessoas do nosso país.
A ideia da campanha passou por promover o país através de quatro vídeos para mostrar que, mesmo em pleno Inverno, Portugal é um excelente destino turístico.
A criatividade do projeto é da autoria da agência portuguesa Partners, que escolheu “Can’t Skip Portugal” (traduzido para português, “Não podes ‘evitar’ Portugal”) como o mote para a campanha.
A aposta nesta campanha implicou um investimento de 20 milhões de euros para 2017 e 2018. Segundo o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a campanha chegou a 154 milhões de pessoas em 21 destinos e chegou a cerca de 150 países, gerando um total de 57 milhões de visualizações de conteúdos de vídeo.
A campanha foi divulgada totalmente ao nível digital, promovendo Portugal nas plataformas online de cerca de 20 países: Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Brasil, Estados Unidos, China, Holanda, Itália, Irlanda, Rússia, Canadá, Índia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Áustria, Bélgica e Polónia. Todos eles têm em comum pessoas com um elevado poder de compra, de modo a poderem aproveitar todas as experiências que Portugal tem para oferecer, mesmo no Inverno.